Quadro de Triângulos

Olá!

Vamos ao nosso tutorial de toda terça?
Hoje vou mostrar como fiz o quadro de triângulos do quarto da Luiza.






Eu queria trazer cores mais vivas para o quarto dela e tive a idéia de fazer este quadro com uma moldura que eu já tinha em casa e papel cartão de várias cores que estavam esquecidos no armário.









- Moldura: sabe que aqui perto de casa tem umas lojas de "1,99" que tem vários tipos de moldura, inclusive a mais básica e branquinha com precinho bem camarada? Se você não tiver nenhuma moldura sobrando ai na sua casa, tente uma lojinha dessas!
- Papéis coloridos: eu usei papel cartão que eu já tinha em casa, mas você pode usar papel para scrapbook, cartolina, e até papel de presente!
- Folha de sulfite: para o molde. Pode ser qualquer papel que você já tiver ai.
- Tesoura
- Cola: bom, eu adoro uma cola quente, então foi a que eu usei, mas você pode usar cola branca também.


Agora, mãos à obra! Vamos fazer o molde:

1. Recorte uma tira na folha de sulfite com a largura que deseja que o seu triângulo tenha. O meu fiz com 10cm. Dobre a ponta esquerda de modo que fique paralela à lateral direita da tira. Vinque a dobra.
2. Agora, dobre para baixo este primeiro triângulo que se formou, deixando o lado direito do triângulo paralelo ao lado direito da tira. Vinque a dobra.
3. Feito isso, abra o papel todo novamente. Você vai perceber que se formou um quadrado com as dobras. Destaque (corte) este "quadrado" da tira.
4. Vai ficar desse jeitinho.






5. Corte o quadrado ao meio, formando dois triângulos.
6. Posicione um triângulo, que é o molde, no seu papel e comece a riscar.
7. Risque todos os triângulos necessários para montar a sua figura.
8. E agora é só recortar o papel colorido.





9. Todos os triângulos cortados? Então, agora comece a posicionar os triângulos na moldura para testar as combinações de cores.
10. Esse foi o resultado que me agradou. 
11. Comece a colar os triângulos com calma. Se estiver trabalhando com cola quente, coloque um fio de cola numa lateral do triângulo e cole, porque não dá tempo de passar cola no triângulo inteiro: até você colocar na moldura, a cola quente já secou! 
[No meu caso, dona Lulinha apareceu no final da colagem e começou a mexer nos materiais... Eu comecei a ficar "meio zureta", o que fez alguns triângulos não ficarem muito bem posicionados. Mesmo assim, gostei do resultado final.]
12. Ficou essa belezura: rápido, fácil, barato e deu um toque de cor todo especial ao quarto! <3








Dica: a paleta que usei para o quarto da Luiza tem rosa, pink e laranja como base, e amarelo e azul em "pitadas". Por isso utilizei mais triângulos pink e laranja na composição. Isso vai muito do seu gosto, não precisa se preocupar com regras. Mas perceba que eu acabei colocando triângulos azuis nos quatro lados do quadro para dar um equilíbrio. Porém, não estão exatamente nos cantos, senão ficaria muito óbvio... Tente também não centralizar muito as cores ou o foco principal do quadro. Teria ficado bom também se eu tivesse utilizado apenas 1 triângulo azul...







Você pode fazer os triângulos menores, ou usar losangos ao invés de triângulos. Pode também usar aqueles cortadores de scrapbook com outros formatos. Vamos lá: use a criatividade! 

E tente sempre fazer algo que tenha significado para você!

Veja aqui o "antes e depois" do quarto da Luiza. 

Se fizer, lembre de mostrar aqui: jolu.contato@gmail.com

Grande beijo,


Um comentário:

  1. Adoreiiii... ainda mais agora que a geometria na decoração está em alta! Ideia registrada!

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões aqui! ^_^