3 coisas importantes que você deve saber sobre participação em grupos do Facebook




Temos o grupo Crafters Profissionais no Facebook, que está crescendo e tem muita inteiração e valor!
Como nosso interesse é qualidade e não quantidade, comecei a pensar em critérios para aceitar ou não membros novos, além do fato de terem que trabalhar com artesanato - ou pelos menos, estarem com essa intenção).

Comecei a perceber que algumas pessoas que solicitavam participação, já eram membros de 30, 50, 100 grupos. Achei que isso poderia ser um tipo de critério: se a pessoa já participasse de mais de 30 grupos, não seria aprovada a participação.
Mas, como eu estava muito em dúvida sobre isso, resolvi perguntar para os integrantes do próprio grupo Crafters Profissionais.

O tópico estava com 70 respostas até hoje de manhã, uns dizendo que era impossível seguir mais de 30 grupos, outros dizendo que realmente faziam parte de mais de 30 grupos mas só interagiam com o nosso e mais uns 4...
E observei alguns aspectos que vou compartilhar com vocês:









Depois deste tópico, muita gente foi verificar a quantidade de grupos dos quais participava e teve um susto! Isso porque um amigo pode te adicionar em um grupo que não tem nada a ver como você, e você nem fica sabendo.
Na minha opinião, o Facebook deveria mandar uma notificação cada vez que alguém te adiciona a um grupo para você decidir se aceita ou não fazer parte dele. 
Mas, como isso ainda não existe, a gente é que tem que entrar de tempos em tempos na parte dos grupos e fazer "a faxina".









Várias pessoas disseram que participam de vários grupos para poder divulgar os seus produtos. 
Você que faz isso: tem resultados? 
Você vende mais quando divulga em grupos? 
Provavelmente venda em alguns e em outros não, então, fique só naqueles que realmente te dão retorno.

Pense que assim como você, vários membros destes grupos só entram para divulgar os próprios produtos e nem olham as outras postagens, então pode ser que você esteja apenas perdendo o seu tempo, além de não agregar nada ao grupo.
Analise grupo a grupo e fique naquele que tem interação e te proporciona vendas. #ficadica









Percebo que muitas pessoas do nosso grupo Crafters Profissionais não interagem com perguntas ou comentários, mas estão sempre olhando as postagens. 
Isso porque podem achar que não tem nada a contribuir, ou porque são tímidas. Eu entendo perfeitamente e o fato da pessoa só acompanhar os posts sem interagir não nos atrapalha em nada. 
Portanto, já aviso que não vou excluir ninguém do grupo por esse motivo
Mas, se você que está lendo é um desses membros: a gente quer te conhecer! A gente é legal! 
Pode mandar perguntas, dúvidas, anseios... E seus comentários sempre serão bem vindos, pois serão para ajudar no desenvolvimento do grupo! ^_^



E a minha decisão foi NÃO USAR o fato da pessoa participar de menos de 30 grupos como critério para participação do Crafters Profissionais. ;-)



Neste vídeo com dicas sobre Facebook, a Juliana Rebouças - especialista em Facebook -  fez uma observação interessante!
Ela diz que grupos no Facebook são como grupos na vida real
Entrar num grupo apenas para divulgar produtos é como ir a uma festa sem ser convidado e começar a anunciar que você vende tal produto, que está em promoção, etc. Ou seja: é chato! 
Você tem que no mínimo ter sido convidado e agregar valor ao grupo, seguindo as regras e interagindo. Se houver alguma oportunidade permitida e/ou solicitada pelos outros integrantes, ai sim, você pode falar sobre seus produtos.
É um questão de bom senso e de economia de tempo: O SEU e o de outras pessoas.

Até a próxima!