Tutorial - Cabeceira de Cama

Agora é a vez da cabeceira! <3




Então, estou dando uma melhorada no meu quarto. Já mostrei aqui como mudei a cor do meu criado-mudo para seguir a paleta de cores desse tecido lindo:



Mudei a cama de parede por causa do alinhamento da janela que não me dava muitas possibilidades.
Bem antes, na parede hoje coloquei a cama, estava o guarda-roupa. A porta não abria inteira e ficavam sempre "buracos-negros" bagunçados dos lados do guarda-roupa!




Mudei a cama, fiz um poá na parede, e seguindo a paleta de cores, criei uma cabeceira bonita, fácil e rápida de se fazer! Eu levei por volta de duas horas, desde o corte até a colocação.
E também sai barato: a minha cabeceira ficou com 0.40x1.90m e custou menos de R$ 90,00!









 - 40cm de espuma macia com 5cm de espessura. A espuma já com 1.90m de largura, medida que deu exatamente para a largura da minha cama e do criado-mudo. Paguei R$ 22,00 por este pedaço.
- 2m de tecido para decoração, que você pode comprar na minha nova lojinha =D : www.tecidosdajo.com.br. O que usei foi esse azul aqui, mas da para fazer com qualquer tecido mais grossinho, próprio para decoração.
Pode ser um bem estampado, ou pode ser algo como um patchwork com composição de estampas e cores. Siga seu estilo!
Na Tecidos da Jo, 2m de tecido com 1.40m de largura ficam de R$ 57,80 a R$ 79,80, dependendo do tecido que você escolher.
- tesoura, giz/lápis para marcar tecidos, fita métrica
- cola universal para a instalação




Antes de tudo, faça o cálculo do tamanho e quantidade de quadrados que vai querer para a sua cabeceira.
A minha fiz com os quadrados numa base de 20x20cm, então ficou assim:





- Para a frente da cabeceira: corte 18 pedaços do tecido medindo 22x28cm, já contando uma sobrinha de 1cm de cada lado para a costura. Os 28cm são para cobrir também a espessura da cabeceira (de 5cm) na parte de cima e de baixo).
- Para as costas: corte 1 pedaço com 1.92x0.42 (lembrando que se for necessário você pode fazer uma emenda, já que não vai aparecer)
- Para as laterais: corte 2 pedaços de 0.42x0.07cm

Com todos os pedacinhos já cortados:

1. Costure os quadrados unindo as laterais de 28cm. Você terá duas faixas compridas com 9 quadrados cada uma.

2. O próximo passo é costurar as duas faixas, terminando assim o patchwork a parte da frente da cabeceira.

3. Costure as laterais na parte da frente.

4. Termine costurando o verso, deixando uma abertura de uns 60cm na parte de baixo para você poder colocar a espuma ao final.





5 e 6. Coloque a espuma. Essa é a parte mais chatinha. A dica é dobrar a espuma para poder encaixar com mais facilidade.

7. Feche a abertura com os alfinetes.

8. Faça uma costura invisível para dar o acabamento.








E para instalar é a melhor parte, na minha opinião!
Eu não queria furar a parede, já que tinha acabado de passar um monte de massa corrida para fechar uns mil buracos que já havia feito.
Então, pensei na boa e velha cola universal!
Passei a cola só atrás da cabeceira, fazendo uma linha bem rente só na parte de cima.
Fui passando de 20 em 20cm aproximadamente, e fixando na parede.
Deu super certo!












Aqui ainda vai entrar um poster logo acima da cabeceira, um tapetinho preto e branco de crochê (com tutorial), e estou pensando nas almofadas... Ah, e também tem um tutorial de como fazer o poá na parede.
Acompanhem os próximos capítulos! =P

Espero que tenham gostado!
E lembrem de visitar minha nova lojinha de tecidos: www.tecidosdajo.com.br

Grande abraço,

Jo

2 comentários:

Compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões aqui! ^_^