Dicas de disposição dos móveis e objetos no ateliê - Layout

Vamos falar de layout! E organização, praticidade e "boniteza".

Pode parecer besteira, mas quanto mais gaveta, armário e espaço a gente tem, mais chances de guardar tranqueiras!
E essa é uma constante também no craftroom, principalmente em se tratando da bancada de trabalho.





Depois de ter um pouco de material em cada canto da casa - contei no primeiro post da série, lembra? - resolvi fazer uma oficina no quarto da Luiza, minha filha.
Montei uma bancada - essa ai em cima - de 2 metros onde deixava o note, a impressora e a máquina de costura sempre montados. Tudo visível e ao alcance das mãos!

Só que a teoria na prática é outra teoria, como diria meu pai...
Era assim: estava tudo arrumadinho. Ai eu começava a trabalhar. No final do dia estava tudo uma bagunça! E a bagunça permanecia por mais uns 2 dias até eu arrumar tudo novamente, para no final do dia estar tuuudo bagunçado de novo!
Isso porque a bancada era muito grande e, ou eu estava usando a máquina de costura ou o note, então, o que não estava sendo utilizado virava "cabide" de tecido ou apoio para materiais!

Ou seja, tenha uma bancada com tamanho suficiente para utilizar uma coisa de cada vez - ou a máquina, ou a base de corte, ou o note, etc.


Olha que boa de disposição dos móveis, além de linda:

01-quarto-vira-atelie-de-costura

O ideal é fazer um rascunho de como é a sua rotina de trabalho e a partir disso localizar cada móvel: mesas, armários, prateleiras, etc.
E pensar que enquanto a gente trabalha, as coisas saem do lugar. O ideal é todos os dias, ao final do dia, arrumar tudo.
É um problema pensar: "Ah, eu vou deixar assim mesmo porque amanhã tenho que terminar isso aqui."
O que acaba acontecendo é que por mais lindo que seja, seu craftroom vai estar sempre bagunçado, e bagunça não inspira ninguém, não é?

Se você já tem um craftroom e já passou por isso, conta aqui pra gente como é!

Até a próxima,



Fonte: foto da antiga oficina da Banana-cazza, Arte de Fazer Artesanato, Revista Minha Casa

7 comentários:

  1. Adoro seus posts e sempre me identifico com eles, este de hoje então caiu como uma luva, por que começo com tudo arrumadinho e chega no fim do dia aquela bagunça. Antes de começar a trabalhar vou dar uma arrumada geral e me organizar melhor. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só você, viu, Madá! #sóquenão
      hehehe

      Bjinhos.

      Jo

      Excluir
  2. Joana, acredito que não dá para trabalhar com tudo arrumadinho... as oficinas ficam lindas nas fotos e gravações de entrevistas com as artesãs... Eu pelo menos, não conheço nem uma que trabalhe com tudo arrumadinho...Isto é utopia! E, nós que trabalhamos, em casa, e, a todo momento, somos interrompidas por alguma solicitação da família e esticamos até o minuto final disponível para o trabalho o jeito é deixar tudo bagunçado mesmo para retomar,no dia seguinte. Arrumação? Sim...ao final de cada projeto.
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Églea!

      Mas, sabe que tem alguns detalhes fáceis de seguir que vão ajudando o nosso dia-a-dia a ficar mais tranquilo e com menos baguncinha! hehehe

      Bjs.

      Jo

      Excluir
  3. Também tenho horror a lugar bagunçado. E a verdade é que quanto mais aparente, mais temos motivação para arrumar.

    Adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. bom, como não tenho espaço pra um home, vou me arrumando por aqui mesmo e confesso que as vezes a coisa fica feia,mas não tem jeito, e o pior é que as vezes demoro demais num projeto porque tenho que arrumar, desarrumar, depois arrumar de novo..ai da uma preguiça que as vezes deixo quieto...rss..aida vou ter um espaço igual ao seu..bjos

    ResponderExcluir
  5. Legal Jô!!! Muito bom poder compartilhar as "aflições de uma artesã"!!! Rsrs
    Eu também prefiro arrumar tudinho no final do dia... mesmo porque, se o projeto é meio longo, me canso fácil... e as vezes quando entro no craft room no dia seguinte, já dá vontade de inventar outra coisa!!! Entrar no ateliê e ver tudo arrumadinho realmente inspira e muito! Sem contar que se acontece de receber uma visita, a pessoa sempre acaba querendo ver o meu ambiente de trabalho, e se está tudo lindo, o visual estimula a pessoa a fazer encomendas!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências, dúvidas e sugestões aqui! ^_^