Dicas para montar seu ateliê





Transforme seu "intuliê" num ateliê de respeito! =)

A gente vê aqueles ateliês no Pinterest e fica se perguntando: será que isso é real ou é um sonho? Será que um dia terei um ateliê assim?
Meninas, vou contar uma coisa: aquela é a foto que se tira antes de começar o trabalho! Porque depois, todo ateliê é igual! A gente bota a mão na massa e faz aquela bagunça.
Mas, tem algumas dicas para ter um ateliê que seja, no mínimo, mais fácil para ser organizado depois da bagunça, e que inclusive, consiga armazenar tudo que a gente tem de material!

Não importa se você tem um cômodo só para isso ou se não tem espaço nem para mais uma azeitona dentro de casa: essa questão do ateliê tem que ser bem estudada!

Don't have a lot of space? Even a closet can serve as a Craft Room!


Sabia que quando a gente faz um plano de negócios a gente tem que pensar até no layout da empresa, anexando projeto de móveis e fazendo a listagem de equipamentos, materiais, e até como será a rotina do lugar? Para você ver como é importante!





Se você não tem um cômodo específico só para isso, o melhor a fazer é na medida do possível deixar os materiais e equipamentos o mais próximo possível!




Não é preciso um cômodo inteiro só para isso! Pare de arrumar desculpa, héin!
Veja o exemplo do craftroom da Zilah, do blog Dona das Coisinhas: ela tem tudo em uma parede dentro do quarto. Armários, nichos e gavetas deixam tudo organizado e à mão, ocupando pouco espaço.

Digo por experiência própria, porque já tentei armazenar uma parte dos materiais no meu quarto, outra parte no quarto da minha filha e manter a bancada na sala, mas isso em geral vira uma bagunça porque:

1. A casa inteira vira oficina e vai estar sempre desorganizada;
2. Você perde muito tempo procurando as coisas, já que é difícil lembrar em que parte da casa está;
3. Você perde dinheiro porque esquece o que tem no seu estoque de matéria-prima. Acaba comprando o mesmo material duas vezes, porque geralmente estão dentro de caixas, em armários junto com livros, roupas, aspiradores de pó, etc.




Então, para seu craftroom sair do sonho e se transformar em realidade, siga esses passos:

1. Monte uma listagem de todo o material que você já tem e dos que pode vir a adquirir para saber de quanto espaço realmente você vai precisar. Trabalhe com médias.

2. Separe os materiais por tipo. Exemplo: tecidos, armarinhos, novelos, papéis, etc. A partir dai, pense no espaço que cada um vai ocupar, assim você pode pensar no que pode ficar em nichos, caixas, prateleiras;

3. Faça um rascunho simples da disposição dos móveis e vá brincando de quebra-cabeça, até achar a melhor posição para cada um deles. Dê uma olhada nesse croqui bem mequetrefe!



4. Agora, mãos à obra! Lembre-se que é sempre bom reaproveitar o que você já tem, e que todo detalhe carinhoso pode trazer muito mais inspiração para o seu dia-a-dia.

Esse é o primeiro passo. Lembre-se que é necessário ter todas as informações bem claras para saber o que fazer com elas, não é mesmo? Por isso as listas...

Me conte como é o seu ateliê!

Até a próxima,