TENDÊNCIAS DE NEGÓCIO - OUÇA SEU CLIENTE

Eu sempre falo que as pessoas gostam de ter sua opinião levada em conta.
E isso é a mais pura verdade!
Pense em todas as vezes que isso aconteceu com você e responda: como você se sentiu ao ver que alguém (ou alguma empresa) levou em consideração a sua opinião e agiu para colocar em prática a sua sugestão?

Agora, responda: quantas vezes você fez isso com seus clientes?

Já vi pessoas dizendo assim: "Estou pensando em oferecer um brinde "x" para o cliente que comprar na minha loja. Você acha que vai dar certo? Que tipo de brinde devo dar?"
E eu respondo: "Querida pessoa, você perguntou para o seu cliente se ele quer esse brinde? Ele pode preferir um desconto para a próxima compra, ou uma embalagem para presente, ou um sistema de pontuação como um clube de vantagens... Pergunte a ele!"

O que está na sua cabeça pode não estar na cabeça do cliente, e muitas vezes, o próprio cliente pode te surpreender com ótimas ideias!

E, olha só que coisa: isso foi exatamente o que a empresa de consultoria Trendwatching - que faz estudos e pesquisas para entender o consumidor e descobrir novas oportunidades de negócios em 180 países - enxergou como tendência de negócios para empresas da América do Sul e América Central, em 2015.

Agora, me diz se a gente que é "empresa de uma pessoa só", como costumo dizer, vai ter uma enorme facilidade de colocar em prática e ter sucesso através dessa tendência de ouvir o cliente?
É claro que sim!

Na maioria das vezes temos contato direto com o cliente. Quando se faz personalizações de produtos, então, o cliente vira nosso amigo! Ele vai amar ser ouvido, e você vai se surpreender com o resultado poderoso que isso vai ter para seu negócio, e consequentemente, para sua vida.

Daniel Sartori (supervisor de vendas e marido), sempre diz: "Ninguém é obrigado a saber o que vai dentro da sua cabeça, e vice-versa." Às vezes, a gente acha que sabe a resposta, mas se surpreende ao ouvir a resposta do outro. E o melhor, aprende com isso.

Vá por mim: comece seus testes e depois me conte os resultados.

Até a próxima.